Policarpo

Logo na saída, Antunes recebia os cumprimentos dos amigos, um grupo de mulheres comentava “Gostei muito”, a amiga responde “Amei, amei, amei, amei”, depois de alguns segundos de silêncio, para encerrar a euforia a primeira diz “Que final triste!”. Este burburinho intenso esclarece se tratar de um relato de outra época. Onde as pessoas sentiam-se de certa forma enfeitiçadas por determinadas montagens teatrais e próximas o suficiente do diretor e dos atores para conversar após a apresentação.

Em particular, o que chamou a atenção foram as inúmeras trocas de figurino, a agilidade com que todos conseguem realizar essa coreografia acelerada, precisa. A maior parte dos atores parecia nervosa, o que é absolutamente natural e perdoável, por ser o primeiro dia. O que incomodou de verdade foi a expressão de monotonia de alguns atores nas suas interpretações fazendo parecer repetitivas algumas passagens. Por se tratar de uma peça realizada dentro do método antunes, portanto menos dinâmica que as montagens experimentais contemporâneas, mais longa, essa sensação acaba por ser um dos riscos que a proposta está sujeita a enfrentar.

Muitas técnicas se misturam no palco, inclusive sapateado, sendo que a sequência do hino nacional no dia da estreia foi ovacionada, aplauso merecido, em cena aberta, tão raro de se ver. O ponto forte e positivo da peça é um viés caricatural engraçado, ele foge aos tons dramáticos do universo rodriguiano com o qual o diretor havia trabalhado nas montagens anteriores.

A cena mais deliciosa é a do tango onde duas personagens, uma delas de vestido vermelho curto, atravessam o palco dançando, sem qualquer conexão com o enredo, é do nada mesmo que surgem. Talvez na intenção de relativizar a seriedade da peça. Abono ser a melhor parte.

caderno velho de anotações, março 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s