a chuva borra o rímel dos olhos das modelos

Quando chove em Manhattan o trânsito fica lento, compromissos se perdem e, nos saguões de hotel, as pessoas somem por trás de jornais ou ficam andando a deriva sem lugar para sentar, sem ninguém com quem conversar, nem nada para fazer. É mais difícil conseguir um táxi: nas lojas, as vendas caem entre 15% a 25%, e os macacos do zoológico do Bronx, sem o público costumeiro, resmungam macambúzios em suas jaulas, com o ar mais entediado que o dos desocupados dos saguões dos hotéis.

Muitos nova-iorquinos ficam mal-humorados com a chuva, mas outros a apreciam. Gostam de andar sob a chuva e dizem que quando chove os edifícios da cidade de certa forma parecem mais limpos – banhados num tom opalino, como uma pintura de Monet. Há menos suicídios em Nova York quando chove; quando o sol brilha, porém, e os nova-iorquinos se mostram felizes, as pessoas deprimidas mergulham mais fundo na depressão e o Hospital de Bellevue recebe mais gente que tentou tirar a própria vida.

Mas um dia de chuva em Nova York é um belo dia para os vendedores de capas impermeáveis e guarda-chuvas, para chapeleiras e mensageiros de hotel, e para membros do Consulado-Geral Britânico, que gostam da chuva, pois ela lembra sua terra natal. Segundo a Companhia Consolidated Edison, gasta-se 120 mil dólares a mais com eletricidade, em comparação com os dias de sol; milhares de calças perdem o vinco por causa da chuva, e a lavanderia Norton, da rua 45, passa em média 125 calças a mais em dias assim.

A chuva borra o rímel dos olhos das modelos que não conseguem táxis; e a chuva estraga o dia dos policiais, dos manifestantes, dos engraxates e dos ladrões da Times Square – que tendem a ficar desanimados quando se molham.

Gay Talese, Fama e Anonimato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s