Pequenas e médias empresas avançam na era digital

Já é inclusive senso comum o fato do Brasil ser um dos países que mais impostos cobram dos empreendedores, sendo as pequenas e médias empresas as que mais sofrem com essa enxurrada de papeis e contas a  pagar. O pequeno e médio empreendedor contam com uma estrutura restrita, poucos funcionários e nenhum departamento de contabilidade ou administração. Pelo menos a maioria deles.

Existe um certo burburinho em torno desse segmento nos últimos meses: o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) acaba de lançar o Fórum Sebrae de Conhecimento, por exemplo. O fórum seria um espaço online para pequenas e médias latinoamericanas discurem suas questões, contando com o apoio de entidades ligadas a empresas do Chile e da Argentina, o projeto pretende expandir-se por outros países.

Poucas semanas atrás, foi a vez do jornal Estado de S. Paulo lançar um novo suplemento, o PME, destinando páginas impressas e conteúdo do seu site exclusivamente ao setor. A versão na internet conta com espaço para que os empresários possam tirar dúvidas relacionadas ao seu negócio, agenda tributária e reportagens. Além das tradicionais análises de cases de sucesso do setor.

A VAD Estúdio Multimídia, empresa paulistana de conteúdos digitais (vídeos, sites e afins) sofrendo para cumprir as obrigações de quitar mais de uma dezena de impostos lançou o site Contador Amigo. O conteúdo é voltado mais especificamente para empresas da sua área: de serviços e com sede na capital. É uma ferramenta que promete resolver online o que for possível, certidões negativas, pagamento de impostos, Gfip etc.

Com uma carga tributária variadíssima e uma agenda que se estende por praticamente todos os meses do ano, assuntos para serem discutidos através dessas três novas iniciativas, pelo visto, não vão faltar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s